Servidores do Ifes participam de segunda etapa da construção da Política de Comunicação

Nos últimos dias 17 e 18 de março, foram realizadas as reuniões da segunda etapa para a Construção da Política de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Comunicadores, gestores e líderes do Projeto de Comunicação dos campi e da Reitoria discutiram, no Campus Serra, sobre canais de relacionamento, comunicação em rede, mídia, divulgação científica e gestão de eventos. Também estiveram presentes alunos e representantes de diversos fóruns da instituição, como o de Gestão de Pessoas e o de Bibliotecários. As discussões foram conduzidas pelo consultor Wilson Bueno.

No primeiro dia, o grupo de aproximadamente 60 pessoas, foi recebido pelo Diretor de Ensino do Campus Serra, Wagner Teixeira, e pela pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Verónica Flores Nardy, que representou o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e destacou a importância de cada um assumir o seu papel de comunicador institucional. “O que vemos é que muitos não passam a informação para alunos e outros servidores, não fazem o seu papel de representante. Precisamos parar e avaliar as falhas da comunicação, mas também as falhas de comunicação”, considerou.

Pela manhã, Wilson palestrou sobre conceitos fundamentais da comunicação interna e sobre a importância da comunicação em rede. Depois, a chefe da Assessoria de Comunicação do Ifes, Nathalia Poloni Sardenberg de Almeida, fez uma contextualização sobre os canais de comunicação utilizados pelos campi e pela Reitoria e apresentou as ações em rede já realizadas pela instituição, como os eventos em comemoração ao aniversário do Ifes em 2015 e a mobilização #ZikaZero, que ainda está acontecendo. Munidos dessas informações, os participantes se reuniram em grupos e propuseram sugestões de novos canais e de melhorias para os já utilizados pela instituição.

À tarde, o consultor fez uma explanação sobre relacionamento com a mídia, sobre os diferentes tipos de imprensa e sobre boas práticas a serem adotadas nesse relacionamento.Novamente, a chefe da Assessoria de Comunicação, Nathália P. S. de Almeida apresentou como é realizado o trabalho no setor e como os campi são orientados a fazer o atendimento à imprensa. Os participantes puderam, então, fazer perguntas ao consultor e debater as questões abordadas durante todo o dia.

Divulgação Científica
O segundo dia de reunião se concentrou na discussão sobre a divulgação científica, sobre as campanhas de divulgação do Processo Seletivo, e sobre a realização de eventos institucionais. Pela manhã, o consultor Wilson Bueno falou sobre a diferença entre comunicação científica e divulgação científica e sobre na importância de tornar visível a produção acadêmica do Ifes, utilizando os canais de comunicação institucionais, como o site. Como contraponto, Wilson expôs algumas síndromes que envolvem o meio acadêmico, para orientar como deve ser a postura do comunicador com os pesquisadores e também com jornalistas da imprensa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Marcio Almeida Có, fez uma apresentação sobre como é realizada a comunicação científica no Ifes, sobre o Programa Institucional de Difusão Científica (Prodif), as formas de apoio, os instrumentos de divulgação e também sobre a expectativa da pró-reitoria em relação à Política de Comunicação. “É fundamental que todas as ações estejam estruturadas na Política, para que elas tenham lastro institucional. Eu estou ansioso pelo plano que será feito após a política, temos ótimas expectativas”, afirmou. Após a apresentação do pró-reitor, foi aberto um espaço para perguntas.

À tarde, a programação se iniciou com uma exposição sobre as campanhas de divulgação do processo seletivo e sobre a realização e a promoção de eventos institucionais. Depois, o consultor Wilson Bueno falou sobre a importância estratégica dos eventos e o envolvimento dos setores de comunicação em todo o processo de organização e divulgação. Os participantes se reuniram em grupos e propuseram melhorias e novas práticas para a divulgação dos processos seletivos e também para a gestão de eventos na instituição.

Participação
O estudante Thiago Soares Damasceno, do curso técnico em Agropecuária do Campus Santa Teresa, considera as reuniões muito interessantes e participativas. “Vemos muitos representantes da comunidade escolar e um esforço do Ifes em ser transparente, em adotar uma postura de instituição que quer se comunicar bem com todos os seus públicos”, avaliou.

Para o servidor André Araújo Martini, do setor de Registros Acadêmicos do Campus Vitória, a discussão da Política de Comunicação está sendo conduzida da forma adequada. “Eu participei também das discussões do planejamento estratégico e o que estamos discutindo nessas reuniões foi apontado lá. Acho que já é um resultado e eu espero que os problemas de comunicação que vemos no dia a dia sejam solucionados a partir destas discussões”, afirmou.

A servidora Djalse Linhales, do Campus Itapina, participou das reuniões da segunda etapa como representante do Fórum de Gestão de Pessoas. “A expectativa é boa, principalmente com a comunicação interna. O que eu notei é que já temos muitos canais, precisamos fazer a gestão e melhorar a nossa comunicação com os servidores e com os alunos”, avaliou.

Próxima etapa
A próxima etapa do processo de construção da Política de Comunicação acontecerá nos dias 18 e 19 de abril no Campus Nova Venécia. Serão discutidos “A Comunicação nas mídias sociais”, “A comunicação em situações de crise”, e “A gestão da comunicação estratégica no Ifes, com atenção especial à implementação da Política de Comunicação”.

Confira as fotos dos encontros desta segunda etapa de construção da Política de Comunicação.