Representantes dos campi e Reitoria iniciam definição de públicos estratégicos do Ifes

Atividade, realizada nessa quarta (24), faz parte da primeira etapa da construção da Política de Comunicação do Instituto.

Um grupo de aproximadamente 140 pessoas – representando docentes, técnicos administrativos e alunos de vários campi e da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – esteve reunido no Campus Cariacica nessa quarta-feira (24) para a primeira etapa da construção da Política de Comunicação da instituição, que será um documento para nortear o planejamento, as estratégias, os produtos e as ações de comunicação, alinhando as unidades do Instituto como rede e fortalecendo sua identidade.

O evento propôs o debate sobre imagem e identidade institucionais e ainda procurou definir coletivamente os públicos estratégicos com os quais o Ifes deve se comunicar. A discussão, que teve ainda a participação de gestores dos campi e pró-reitores, dará origem à minuta do primeiro capítulo da política. Antes de seguir para ser aprovado, entretanto, o texto ficará disponível para consulta no site http://politicadecomunicacao.ifes.edu.br/.

Na página, toda a comunidade acadêmica poderá contribuir com suas opiniões e sugestões, além de obter mais informações sobre a política. A previsão é de que essa primeira minuta esteja disponível no portal nos próximos dias.

O evento dessa quarta (24) foi aberto às 9 horas pelo diretor adjunto do Campus Cariacica, Pedro Leite, que deu as boas-vindas aos presentes em nome da direção-geral. Foram apresentados alguns dos líderes do Projeto de Comunicação do Planejamento Estratégico: Lorena Furtado, representante da Reitoria; Kenya Locatelli de Oliveira, representante dos campi do Norte e Noroeste; Frederico Figueiredo, dos campi agrícolas; Ursula Closel, da Grande Vitória; e Eliane Paulo da Silva, representante dos campi do Sul do Estado.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, falou aos presentes sobre a importância da construção da Política de Comunicação, lembrando da rápida expansão do Instituto, com seus diversos campi. “O crescimento extremamente rápido nos trouxe coisas boas, com o nosso papel social, e também alguns problemas. Um deles é de comunicação”, apontou. Ele destacou que muitas vezes as pessoas se referem a essa questão como se não fossem agentes da comunicação. “Quem comunica? Todo mundo!”, destacou.

A urgência da elaboração da política foi reafirmada diante das transições vividas pela instituição, que tem um legado centenário, porém adquiriu novas atribuições e responsabilidades, além de ter ganhado um grande número de novos servidores. “A gente precisa comunicar direito para preservar esse legado. Por isso, precisamos desesperadamente construir essa Política de Comunicação.”

Em seguida, o consultor Wilson Bueno, responsável pela condução do processo, iniciou a apresentação dos temas do dia. Wilson diferenciou “comunicação” de “informação” e abriu espaço para ouvir as expectativas dos participantes a respeito da política. Entre as falas, servidores apontaram barreiras na comunicação interna e externa e as dificuldades de estabelecer uma rede e uma identidade institucional, dizendo ainda ter esperanças de que a nova diretriz ajude a trazer soluções.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho que analisaram os possíveis públicos estratégicos para o Ifes e fizeram propostas a respeito. Ao final do evento, a Comissão da Política de Comunicação recolheu as observações de cada grupo para serem usadas como subsídio para a redação do texto que irá para consulta no site.

Alunos
Alunos do Ifes que participaram desse encontro em Cariacica avaliaram positivamente a experiência. “Achei muito legal. Fiquei surpreso por ter sido chamado, já que é um evento grande, com muitos gestores. A gente agora vai repassar o que foi debatido para o grêmio”, contou Vasny de Souza Duda, 15 anos, estudante do Técnico em Zootecnia, do Campus Itapina.

Fernando Esposito, 38 anos, aluno da Engenharia de Pesca, de Piúma, também contou estar feliz com a participação no evento e destacou a relevância da iniciativa. “Este é um momento muito oportuno para o Ifes fazer a política. É o momento de a gente se comunicar para a sociedade perceber a nossa importância”, avaliou.

Gestores
No dia anterior ao encontro em Cariacica, foi realizada uma reunião de contextualização voltada aos diretores-gerais dos campi e gestores da Reitoria. O consultor Wilson Bueno apresentou os temas “Os públicos estratégicos”; “Identidade e imagem institucional” e “O esforço coletivo para a construção da identidade e da imagem institucional”.

Confira as próximas etapas da Política de Comunicação do Ifes. Saiba mais sobre a política.

Veja fotos do encontro em Cariacica.