O Campus Santa Teresa recebeu, na última sexta-feira (20), o quarto encontro da construção da Política de Comunicação do Ifes, dedicado ao debate dos temas “A comunicação e a extensão no Ifes”; e “Como internalizar a Política de Comunicação do Ifes”. O encontro foi conduzido pelo consultor Wilson Bueno e teve início às 10h30.
O diretor do campus, Moacyr Serafini, deu as boas-vindas aos participantes. Estiveram presentes comunicadores dos campi, do Polo de Inovação e da Reitoria do Instituto; os líderes do Projeto de Comunicação; alguns diretores de Pesquisa e Extensão; os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange, e de Extensão, Renato Tannure; além de alunos de diversos campi.
Moacyr destacou a importância da comunicação para o Ifes, como um todo, e para o Campus Santa Teresa, em particular. Ele lembrou que o campus é um dos lugares mais visitados da cidade e que recentemente conquistou a possibilidade de ter uma emissora de rádio. “O ensino de qualidade é o nosso orgulho e o que precisamos mostrar cada vez mais. É preciso se fazer conhecido por toda a sociedade”, declarou.
O pró-reitor Ademar Stange se dirigiu aos presentes para lembrar que essa é uma grande oportunidade: construir uma política que contemple a todos do Instituto. Para isso, destacou, é necessária a contribuição de todos, de um bom trabalho em equipe. “Este é um momento ímpar”, afirmou.
Em seguida, o pró-reitor Renato Tannure fez sua fala. Ele apontou que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis e apresentou as principais discussões atuais entre os gestores de Extensão no Brasil. Tannure destacou que a extensão é uma oportunidade de adquirir e difundir conhecimento, numa interação transformadora entre a instituição e segmentos da sociedade. Com as complexidades das questões que podem ser abordadas, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade são valores que devem ser buscados.
Tannure falou ainda da importância da comunicação para as ações de extensão, no estabelecimento das relações com outras instituições e com as comunidades; na formação de redes e parcerias internas; na disseminação dos conceitos; e na divulgação das ações e seus resultados. O consultor Wilson Bueno, em suas considerações sobre a apresentação do pró-reitor, reforçou que deve ser um compromisso permanente resgatar, no dia a dia da instituição e do trabalho da comunicação, a costura permanente entre ensino, pesquisa e extensão.
Após um intervalo para almoço, a programação da parte da tarde continuou com debates e relatos de experiência sobre a extensão. Professores de Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim relataram ações para tornar seus campi mais conhecidos e atrair novos alunos – como o projeto Ifes Portas Abertas. Os presentes puderam debater sobre como a comunicação pode contribuir para diversas ações.
Em seguida, Wilson Bueno iniciou o debate do segundo tema do encontro: a internalização da Política de Comunicação do Ifes. Ele relembrou a metodologia que foi utilizada – com encontros presenciais, redação de trechos do documento, consulta pública do texto e revisão – e fez a proposta de que seja mantido um fórum de comunicadores no Ifes. Ele lembrou que o papel dos comunicadores será fundamental para difusão da política e implantação do plano.
A comissão formada para organizar o processo de construção da Política de Comunicação fez uma proposta de produtos para a implantação, como um planejamento, a pactuação com os gestores, campanhas em rede e a capacitação dos líderes para a construção do plano de comunicação de cada campus.
Depois de conhecerem as propostas, os participantes foram divididos em grupos para debater as ações para serem incluídas no Plano de Comunicação, com base em tópicos que já foram discutidos nos encontros da política. As reuniões vêm sendo realizadas desde fevereiro e já abordaram “A comunicação interna e em rede”, “A realização e promoção de eventos”, “Planejamento e elaboração de campanhas de ingresso”, “A comunicação nas mídias sociais” e, por fim, “A comunicação e a extensão”.
Para os alunos do Campus Itapina Erivelton Soares Pereira, 17, e Sandro Eurico Nunes dos Santos, 20, o encontro foi bastante proveitoso. “Eu me identifiquei muito com o que o Renato Tannure falou, sobre o envolvimento do Grêmio Estudantil em ações de extensão e com a sociedade”, comentou Erivelton. “Foi um bom encontro para a gente ter mais conhecimento da instituição e poder ajudar mais pessoas”, declarou Sandro.
Com a realização da etapa em Santa Teresa, a Política de Comunicação do Ifes entra na sua reta final, faltando apenas dois encontros para sua conclusão: um no dia 10 de junho, no Campus de Alegre, para apresentação do documento preliminar; e o último em julho, para o lançamento do documento final.