Próximos encontros da Política de Comunicação acontecem quinta (17) e sexta (18)

Reuniões, que serão realizadas no Campus Serra, vão debater temas como promoção de eventos e canais de relacionamento com os públicos internos e com a mídia.

O Campus Serra vai receber as próximas reuniões para a construção da Política de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que estão marcadas para quinta e sexta-feira (17 e 18). Um grupo com representantes de todos os campi e da Reitoria participará da discussão, que vai abordar quatro temas diferentes.

No primeiro dia de encontro, serão debatidos: “A comunicação, os canais de relacionamento com os públicos internos e a comunicação em rede”; e “As estratégias de relacionamento com a mídia”. Já no segundo, os temas serão “A comunicação e a divulgação científica”; “As campanhas de ingresso”; e “A realização e a promoção de eventos”. Os participantes de cada reunião são convidados de acordo com os assuntos que estarão em pauta.

Entre os participantes desta etapa estão o reitor, os pró-reitores; gestores dos campi e da Reitoria; líderes do Projeto de Comunicação dos campi e da Reitoria; comunicadores dos campi e da Reitoria; comissão responsável pela organização e desenvolvimento da Política de Comunicação; representantes de alunos; membros da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP); diretores de Ensino, de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação de alguns campi (das várias regiões do Estado.

Farão parte ainda os líderes dos projetos Laboratório de Egressos do Ifes e do Ifes Cidadania; representante do Polo de Inovação Vitória (Embrapii); representante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CCPD) e de Documentos do Ifes.

A política será um documento para nortear o planejamento, as estratégias, os produtos e as ações de comunicação do Ifes, alinhando as unidades do Instituto como rede e fortalecendo sua identidade
Haverá outros debates nos dias 18 e 19 de abril, 20 de maio e 10 de junho, com diferentes temas pertinentes à comunicação do Instituto. Está previsto para 6 de julho o lançamento do documento final da política, além de um plano de comunicação.

Consulta on-line
Serão disponibilizados ainda esta semana os textos sobre “Públicos estratégicos do Ifes” e “Imagem e Identidade Institucional”, tópicos que foram debatidos na primeira etapa da Política e que integrarão o documento. Os textos ficarão no site http://politicadecomunicacao.ifes.edu.br/ para consulta pública por cerca de 10 dias, e serão validados em etapas posteriores. Todos os professores, técnicos administrativos e alunos do Ifes poderão contribuir. A página também reúne outros documentos referentes ao processo de construção da Política de Comunicação.

A metodologia foi proposta pela consultoria Comtexto Comunicação e Pesquisa, dirigida pelo consultor Wilson Bueno, que vai conduzir todo o processo. Wilson é jornalista, doutor em Comunicação Social, autor reconhecido na área de comunicação empresarial e responsável para elaboração de políticas de diversas instituições, entre elas o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.