Ifes lança sua Política de Comunicação com evento no Campus Vitória

Na última sexta-feira (9) aconteceu, no Teatro do Campus Vitória, o lançamento da Política de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O documento foi construído com base em reuniões realizadas entre os meses de fevereiro e junho, que contaram com a participação de representantes de docentes, técnicos administrativos e estudantes, dos diversos campi e de vários cursos ofertados pela instituição. Também se pautou em pesquisas. O lançamento teve a presença do reitor Denio Rebello Arantes, dos membros do Conselho Superior, dos diretores de campus, diretores sistêmicos e líderes de Comunicação dos campi.

No evento, foram apresentados os resultados das pesquisas qualitativas realizadas nos campi. O consultor Wilson Bueno, que auxiliou o Ifes no processo de construção da Política, falou um pouco sobre a realização do trabalho e a participação de todos os líderes no projeto. “Foi um trabalho democrático, plural e transparente. Parabenizo o Ifes pela iniciativa, e que a comunicação pública reconheça o esforço de instituições como essa. Precisamos estar atentos as demandas da sociedade, que a política elaborada não se esgote no documento criado, mas que ela se torne viva e que todos façam parte desse trabalho”, comentou.

Em seguida, o professor José Antônio Martinuzzo, da Ufes, propôs uma reflexão sobre a importância da comunicação para as instituições públicas. “A mobilização desta instituição nada mais é do que o diagnóstico dos problemas comunicacionais atuais. Hoje não vale falar só de si, mas sim falar de si considerando o outro, e fazer comunicação no paradigma de rede exige pessoas especializadas. A comunicação tem de provar o seu lugar.”, ressaltou.

Para o reitor, o trabalho desenvolvido durante todo esse ano é muito importante para a instituição, considerando seu espaço na sociedade e o papel da comunicação na atualidade. “Quando há 10 anos começamos a andar atrás de comunicação, para mim era algo obscuro. Hoje vejo que não é tarefa simples, diante da quantidade de informação que circula no mundo. E diante desse contexto, nós servidores temos que entender que não basta ser uma instituição pública, esse tempo acabou. Temos que dar satisfação, não só fazer o nosso trabalho mas mostras que estamos fazendo. O Ifes precisa se comunicar com o mundo”, ressaltou.

Workshop
Antes do lançamento da Política, na parte da manhã, os líderes de Comunicação do Ifes e profissionais da Assessoria de Comunicação participaram do “Workshop sobre Plano de Comunicação – Apresentando o Plano Geral de Comunicação do Ifes e Orientando sobre o Plano dos Campi”.

O evento contou com a participação do diretor de Planejamento da instituição, Elton Siqueira Moura, que frisou a importância do comprometimento dos presentes. “Os planos de comunicação são ferramentas de apoio à gestão e de acompanhamento do trabalho dos gestores”, acrescentou. A Relações Públicas da Assessoria de Comunicação, Lara Rios Bueno, conduziu as atividades e explicou sobre objetivos, estratégias, ferramentas dos planos de comunicação. Após as orientações, os participantes começaram a definir os planos de seus campi.

Construção
A Política de Comunicação do Ifes foi construída com base em reuniões realizadas entre os meses de fevereiro e junho, além de uma pesquisa qualitativa. Representantes de docentes, técnicos administrativos e estudantes, dos diversos campi e de vários cursos ofertados pela instituição, participaram dos encontros, que debateram uma série de temas. Para cada reunião, foram convocados servidores e estudantes com diferentes perfis. No total, 477 pessoas, entre alunos e servidores, participaram das reuniões.

Foram realizados encontros na Reitoria, no Campus Cariacica, no Campus Serra, no Campus Nova Venécia, no Campus Santa Teresa e no Campus de Alegre. Depois dos debates, textos referentes aos temas foram colocados em consulta pública no site do Ifes para que toda a comunidade pudesse apresentar suas contribuições. O documento finalizado também passou por consulta no site.

A Política de Comunicação inclui os seguintes temas: “Os públicos estratégicos”; “Identidade e imagem institucional”; “O esforço coletivo para a construção da identidade e da imagem institucional”; “A comunicação e os canais de relacionamento com os públicos internos e a comunicação em rede”; “As estratégias de relacionamento com a mídia”; “A comunicação e a divulgação científica”; “As campanhas de ingresso”; e “A realização e promoção de eventos”.

E ainda: “A comunicação em situações de crise”; “A comunicação do Ifes nas mídias sociais”; “Comunicação e Extensão”; “A internalização da Política de Comunicação”; e “O Plano de Comunicação para implementação da Política”.

Acesse a Política de Comunicação do Ifes

Confira as fotos do evento.