Comissão inicia os trabalhos para desenvolvimento da Política de Comunicação do Ifes

reuniao_politica

Para atender a um dos projetos apontados como essenciais para a instituição, tiveram início os trabalhos da Comissão responsável pela Organização e Desenvolvimento da Política de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A comissão, formada por sete servidores do Instituto, iniciou os trabalhos no dia 25 de junho e vem realizando reuniões periódicas para definir os temas a serem debatidos e como a comunidade acadêmica será envolvida no processo de construção da Política.

A comissão responsável pela construção da Política é formada pelos servidores: Monia Lavra Vignati, Nathália Poloni Cabral, Lorena Lucena Furtado, Kenya Cristina Locatelli de Oliveira Chimali, Frederico de Castro Figueiredo, Ursula de Oliveira Closel e Eliane Paulo da Silva. O critério de escolha foi ter representantes das regiões norte, sul e Grande Vitória, além de um representante dos campi do Ifes no campo. A comissão ficará responsável por coordenar todo o processo, que contará com a participação dos líderes de projeto nos campi em todas as etapas, além da presença de toda a comunidade em alguns momentos.

A Política de Comunicação será um documento balizador das ações e atividades de comunicação em todo o Ifes. “A criação e implantação da Política de Comunicação do Ifes tem por objetivo ser um instrumento para ampliar o acesso, a transparência e a clareza das informações do Instituto, assim como aperfeiçoar os canais e processos de comunicação interna e com a sociedade”, destacou a presidente da comissão, Monia Vignati.

A Política de Comunicação é um subprojeto do Projeto Comunicação, que faz parte do Planejamento Estratégico 2014-2018. O Planejamento Estratégico foi construído coletivamente de modo participativo e democrático por alunos e servidores do Ifes, no ano de 2014, e a Política será desenvolvida como um produto resultante do Planejamento Estratégico.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, lembrou ainda que muito se fala na comunidade interna sobre transparência e comunicação, apontadas como problemas na instituição. Para ele, a Política vem ao encontro do trabalho da gestão no trabalho em rede entre os campi e a Reitoria, no sentido de construir a identidade do Ifes. “Por se tratar de uma instituição recente e devido à rápida expansão dos campi, o Instituto não possui ainda um modelo definido de funcionamento, e sua identidade está em construção, principalmente pelo fato de 2/3 dos servidores não possuírem um passado cultural institucional, ou seja, não faziam parte da antiga composição do Instituto”, ressaltou.