Perguntas Frequentes

O que é uma Política de Comunicação?

É um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, que tem como finalidade orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação para uma organização tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse.

Qual a diferença entre política e plano de comunicação?

A política de comunicação distingue-se do plano de comunicação porque este assume sempre uma característica prática, operacional, explicitando objetivos e metas a cumprir em determinado período. Na verdade, o plano de comunicação flui da política de comunicação que o baliza e está focado em ações concretas para cumprimento de determinados objetivos.

O que são públicos estratégicos?

Públicos estratégicos (ou stakeholders) são aqueles públicos que, direta ou indiretamente, têm direitos ou interesses associados às organizações e, em função disso, por sua ação/reação as impactam ou são por elas afetados.

Quais os resultados esperados de uma Política de Comunicação?

Uma Política de Comunicação favorece a criação de uma autêntica cultura de comunicação, com a definição de normas, posturas e valores que passam a ser compartilhados por todos os servidores e alunos, e define diretrizes que orientam o trabalho de relacionamento da organização com todos os seus públicos. O próprio processo de construção da Política, que prevê a participação aberta e a transparência em todas as suas etapas, permite o comprometimento com os objetivos, missão e visão da instituição. A definição de uma Política de Comunicação e sua operacionalização agregam valor à imagem e à reputação da instituição, inserindo entre as organizações modernas que contemplam a comunicação como estratégica.

Como eu posso contribuir?

Após o lançamento do documento final da Política de Comunicação, você ainda pode enviar sugestões. A Política de Comunicação é dinâmica e deve ser periodicamente revisada. Dessa forma, ela se mantém atual e toda a comunidade acadêmica pode continuar participando desse processo.

Fique atento ao site e confira sempre as novidades e publicações!

Como são definidas as pessoas que participam dos eventos?

A metodologia da construção da Política foi definida pelo prof. Dr. Wilson da Costa Bueno e submetida à aprovação da Comissão. Desse modo, a Comissão selecionou os participantes de acordo com a temática a ser discutida em cada encontro, envolvendo sempre gestores, representantes de professores, de técnicos-administrativos e de alunos.

Outro critério da Comissão é que estivesse presente, pelo menos, uma pessoa de cada campus e da Reitoria. Agindo assim, vamos crescendo no trabalho em rede e no fortalecimento da construção democrática e compartilhada.

'